Suspense 01/10/2019 22h04 Atualizado às 14h59

Coringa entra em cartaz nos cinemas de Santa Cruz

Filme estreou no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 31 de agosto de 2019, onde recebeu o Leão de Ouro

Você, que já se impressionou com as atuações de Jack Nicholson e Heath Ledger, prepare-se: andam dizendo por aí que o desempenho de Joaquin Phoenix é digno de um Oscar. Em caráter de pré-estreia, entra em cartaz nesta quarta-feira, 2, nos dois cinemas de Santa Cruz do Sul (e no mesmo horário, às 21h15), o filme Joker (Coringa, no Brasil) de Todd Phillips, que coescreveu o roteiro em parceria com Scott Silver. Suspense psicológico de alta qualidade. E em altíssimo grau.

LEIA MAIS: Com vitória em Veneza, 'Coringa' sai na frente para o Oscar

Phoenix interpreta Arthur Fleck, o Joker. No começo dos anos 1980, ele trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, ao mesmo tempo, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus sérios problemas mentais. Adormecidos, mas que vão acordar! Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata, sem dó nem piedade. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é o maior representante.

Gotham é inspirada na Big Apple da época, com influência noir de Chicago da década de 1930 – uma mescla de Nova York e Chicago, para ser mais exato. Desconsiderado pela sociedade, Fleck fica cada vez mais louco, até se transformar no Coringa que todos conhecemos muito bem. No elenco também estão Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy, Brett Cullen, Marc Maron, Bill Camp, Shea Whigham, Glenn Fleshler, Douglas Hodge e Brian Tyree Henry.



O filme é baseado nos personagens da DC Comics. Faz parte da DC Black, uma série de filmes com ênfase nos personagens da DC separados do Universo Estendido DC. No início, o diretor Martin Scorsese foi ligado à produção, mas deixou tudo de lado devido a outras obrigações. Phoenix apegou-se ao projeto em fevereiro de 2018 e foi escalado em julho, com a maioria do elenco assinando em agosto. As filmagens começaram em setembro de 2018, em Nova York, Jersey City e Newark, e foram concluídas em dezembro do mesmo ano.

Coringa estreou no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 31 de agosto de 2019, onde recebeu o Leão de Ouro. Foi muito bem recebido pela crítica, com elogios especiais para a performance de Phoenix. Agora, há quem diga que, sim, ele pode levar um Oscar por seu espetacular desempenho. É esperar para ver. Enquanto isso, veja Joker!

LEIA MAIS