Pé na estrada 03/07/2020 19h26

Fórmula 1 volta neste domingo

Categoria reinicia os trabalhos em formato diferenciado

Com o Grande Prêmio da Áustria, em Red Bull Ring, neste domingo, 5, a Fórmula 1 finalmente começa a roncar na temporada 2020. Quatro meses depois da data especificada para a abertura, e sob os efeitos da prevenção global ao coronavírus, a categoria reinicia os trabalhos em formato diferenciado, justamente para conseguir cumprir as provas em apenas um semestre.

Os treinos livres na Áustria começam nesta sexta-feira, 3, em dois horários, que inclusive serão transmitidos pela SportTV e pela SporTV 2. Amanhã haverá mais dois treinos, e a corrida será às 10h10 de domingo, com transmissão pela Globo, narração de Galvão Bueno e comentários de Felipe Giaffone e Luciano Burti. Também haverá etapas da Fórmula 2 e da Fórmula 3. A F2 terá a Corrida 1 amanhã, a partir das 11h45; e a Corrida 2 domingo, às 6h10, horário de Brasília. Já a F3 faz amanhã, às 5h25, sua Corrida 1, e domingo, às 4h45, a Corrida 2. Com protocolo rígido, sem público, começa então a ser cumprida a temporada da mais importante categoria do automobilismo.

Depois da Áustria, a F1 se desloca até a Hungria, para Hungaroring, em 19 de julho. Assim, a estrutura não precisa ser remanejada para ambiente distante. Ao final do mês chegará à Grã-Bretanha, para Silverstone, onde a prova vai acontecer no dia 2 de agosto.

IMSA retorna
Outra categoria que volta às pistas é a americana IMSA, uma das principais do mundo nas corridas de endurance (resistência), que compete no Daytona International Speedway, na Flórida. O brasileiro Pipo Derani estará nessa segunda etapa. A primeira ocorreu no final de janeiro, as 24 Horas de Daytona. A segunda prova ocorre amanhã, a partir das 19h10 (de Brasília) e terá 2h40 de duração, sendo transmitida pelo Fox Sports 2.

Parabéns
Envio um parabéns para a família Borba Imóveis pelos seus 35 anos, que transcorreram na quarta-feira, e que está comigo desde que comecei no automobilismo, sendo patrocinador do programa na Gazeta FM 107,9. Sempre estimulam o automobilismo, os esportes radicais e o entretenimento.

Beto Monteiro larga bem na Copa Truck
Eis que o piloto pernambucano Beto Monteiro, com o qual a coluna batera um papo na edição da semana passada, foi o grande vencedor da abertura da Copa Truck, no final de semana, em Cascavel (PR). Na segunda prova, a de domingo, ele saiu em quarto e foi o grande vitorioso, garantindo a primeira Copa. Na primeira prova, sábado, o vencedor fora Wellington Cirino. Em vez da prova tradicional de 25 minutos, as etapas em Cascavel tiveram 40 minutos de duração. Os três primeiros colocados no somatório das duas etapas se classificaram para a Super Final, que deve acontecer em Interlagos, em dezembro. Beto Monteiro e Wellington Cirino garantiram sua presença, e também André Marques, que ficou em terceiro. A temporada ainda não tem novas datas confirmadas, mas a tendência é de que a próxima ocorra no início de agosto.

Foto: DivulgaçãoBeto Monteiro comemora a grande vitória no domingo
Beto Monteiro comemora a grande vitória no domingo


Stock Car também pretendia começar
E no início desta semana quem também anunciou retomada, que igualmente seria em Cascavel, foi a organização da Stock Car. Mas então, na terça-feira, dia 30, o governo do Paraná acatou o pedido do Ministério Público do Estado e suspendeu todas as atividades não essenciais em sete regiões, entre as quais a de Cascavel. Com essa inviabilidade, não houve outro jeito que não adiar a abertura da modalidade. Diante disso, a Stock Car agora trabalha com a meta de manter oito eventos neste segundo semestre, encaixando as quatro provas que ficaram para trás do primeiro semestre e compondo rodadas duplas em quatro desses finais de semana, de maneira que a categoria seguiria com as 12 provas estabelecidas no calendário.

Nunca desista dos seus sonhos. Juntos somos mais fortes contra o vírus. Um ótimo final de semana race para todos. Fé em Deus e... Pé na Estrada!

LEIA OUTRAS COLUNAS DO PÉ NA ESTRADA