Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CASA E COZINHA

Requinte x simplicidade: veja sugestões de decoração para a mesa de Natal

Foto: Rafaelly Machado

A proximidade da chegada de dezembro anuncia que o Natal já está quase aí – e é hora de começar a pensar na ceia natalina. Afinal, nem só de pinheiros e luzes é feita a decoração: a mesa de jantar é um ponto muito importante, já que é em torno dela que as famílias se reúnem para celebrar, de forma religiosa ou mesmo que apenas por tradição. E se engana quem pensa que é preciso esbanjar para que a decoração fique bonita.

É possível preparar mesas lindas com muito ou pouco dinheiro. Basta exercitar a criatividade – e colocar a mão na massa! É o que faz há anos a dona de casa Gilka Kaempf da Silva, que reúne referências e prepara espaços especiais para a família em todos os Natais. A convite do Elas, Gilka montou duas belas opções para inspirar o arranjo perfeito para todos os bolsos. Segundo ela, é importante “aproveitar o que se tem em casa e o que a natureza oferece”.

Sofisticação

Na mesa de jantar requintada, Gilka separou algumas louças de família, que deram um toque especial ao ambiente, além de itens de decoração que já tinha em casa, resultando na combinação dos pratos e porta-guardanapos em harmonia.

Como centro da mesa, uma fruteira da família com um ornamento, trazendo a guirlanda e a vela como elementos natalinos, e oferecendo um ponto mais alto (que chama atenção e dá leveza).

LEIA TAMBÉM: Mesa posta: servir também é uma arte

É possível brincar com as combinações de cores: o prata do sousplat combina lindamente com o dourado dos pratos e da decoração, enquanto as frutas em tons vermelhos e os ramos verdes dão um toque natalino à mesa.

Informalidade

A criatividade é o ponto chave: Gilka lavou o osso do corte de carne conhecido como ossobuco com água sanitária e deixou secar, resultando em um porta-guardanapos rústico e diferente.

O arranjo de mesa, que dá um charme ao ambiente, foi preparado com itens encontrados na natureza. Uma casca de bambu seca dá suporte para pinhas e galhos de pinheiros, além de folhas de plátano, bolinhas de Natal e velas.

Na louça, pratos brancos simples e copos compõem a mesa. O interessante, neste ponto, é utilizar o que se tem em casa, mesmo brincando com as cores e alturas diferentes, sempre considerando referências e deixando o ambiente com a sua cara.

Não pode faltar

Gilka garante que alguns itens são essenciais na decoração e dão o toque natalino de que o ambiente precisa. O que não pode faltar, na opinião dela, são:

  • Bolinhas de Natal
  • Uma vela
  • Algo vermelho
  • Um galho de pinheiro
  • Top ou fita vermelha
  • Pinhas

LEIA MAIS: Do mixer à panificadora: conheça eletrodomésticos que facilitam a vida na cozinha

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.