Futebol 05/09/2019 22h55 Atualizado às 16h01

Atleta radicada em Vera Cruz vai jogar na Áustria

Elena Mueller acertou com o SV Union Wolfern Damen para atuar até o restante da temporada e vive boa expectativa pelo retorno à Europa

A atleta Elena Mueller, de 26 anos, está com o visto aprovado e embarca na segunda-feira para atuar no Union SV Wolfern Damen, da cidade austríaca de Wolfern, a 184 quilômetros de Viena. O clube disputa a terceira divisão nacional e está em condições de conquistar o acesso para a segunda. O acordo é para a temporada atual, mas há possibilidade de um renovação para o ano que vem. Os dirigentes do clube austríaco tiveram acesso ao vídeo promocional com atuações no AFA Olaine, da Letônia, onde a atleta jogou entre março e junho.

Como a Áustria é vizinha da Alemanha, uma das potências mundiais do futebol feminino, a expectativa da goiana radicada em Vera Cruz é enorme. “Estou feliz e realizada. As pessoas devem acreditar nos sonhos. Lutar e não desistir. Por esforço e determinação, estou colhendo os frutos”, exalta.

Na Letônia, os idiomas que predominavam eram o letão e o russo. Elena se comunicava com o treinador e companheiras em inglês. Já na Áustria, as conversas serão em inglês até Elena avançar nas aulas de alemão. A ida à Letônia aconteceu por intermédio do Viçosa Sport Club, de Minas Gerais, onde realizou a pré-temporada. Os vídeos pela Associação Estrela de Futebol, que chegou à semifinal do Gauchão Feminino no ano passado, foram importantes para a aprovação. Elena não conta com empresário e realizou ela mesma a negociação para assinar o contrato.

A atleta sempre teve o sonho de jogar. Quando tinha 17 anos e o futebol feminino engatinhava em visibilidade na mídia, Elena se dedicou aos estudos e se formou em Relações Públicas. Em 2017, já como profissional autônoma da comunicação, percebeu uma mudança no cenário do futebol feminino e passou a se dedicar aos treinamentos físicos e técnicos. As oportunidades surgiram e as portas começaram a se abrir para o desejo da infância. O conhecimento adquirido na universidade a auxilia na divulgação do trabalho no futebol.

LEIA MAIS: Na disputa por reconhecimento: elas também batem um bolão

Elena quer aproveitar a oportunidade na Áustria para se consolidar na carreira e ganhar visibilidade. Vestir a camiseta da seleção brasileira é um dos planos. “Sei que depende de tempo e muito trabalho”, resume. A jovem também revela que quer trabalhar para estimular novos talentos em categorias de base no Brasil. “Penso até em ser treinadora. O futebol feminino precisa de olhos atentos e oportunidades. Temos talentos escondidos e sem espaço para jogar”, afirma.

A rotina e as novidades da carreira de Elena Mueller podem ser acompanhadas no Facebook, na página facebook.com/elenamuellerfutebol, e também no Instagram pela página instagram.com/elenamueller/. A atleta conta com o apoio da Academia Sport Center Vera Cruz, Centro Esportivo Tricolor, Clínica Adler, nutricionista Greice Heisler e psicólogo Eduardo Krainovic.