Libertadores 03/03/2020 21h24 Atualizado às 19h23

Grêmio larga bem e bate o América na Colômbia

Com gols de Victor Ferraz e Matheus Henrique, Tricolor teve bom desempenho fora de casa no torneio

O Grêmio estreou com o pé direito na Copa Libertadores da América. Com gols de Victor Ferraz e Matheus Henrique – um em cada tempo – Tricolor bateu o América de Cali por 2 a 0 na noite desta terça-feira, 3, no Estádio Pascual Guerrero, na Colômbia, pelo grupo E. Assim, somou os primeiros três pontos e divide a liderança com o arquirrival Internacional, ficando atrás por conta do saldo de gols (3 a 2).

Antes do clássico Gre-Nal pela segunda rodada do torneio continental, o time de Renato Portaluppi enfrenta o Pelotas no próximo domingo, 8, às 16 horas, na Boca do Lobo. O primeiro confronto histórico diante do Colorado na Libertadores será na quinta-feira da próxima semana, 12, às 21 horas, na Arena.

PRIMEIRO TEMPO

O Grêmio não se intimidou com o América e partiu para o ataque,. Aos 6 minutos, Lucas Silva ficou com a sobra e soltou a bomba, sobre o gol de Chaux. Na sequência, os colombianos responderam perigosamente com Velasco, que finalizou por cima da meta de Vanderlei.

Sem correr riscos, o Tricolor abriu o placar aos 15. Lucas Silva cobrou falta, a bola bateu na barreira, depois em Diego Souza e sobrou para Victor Ferraz deslocar o goleiro – 1 a 0. Os visitantes poderiam ter ampliado aos 25. Após um rápido contragolpe, Diego Souza tocou para Everton. Ele avançou em velocidade e chutou pela linha de fundo.

Em busca do empate, o América tentava imprimir um ritmo mais forte. Aos 29, Pisano bateu escanteio e Rangel cabeceou sem direção. Os donos da casa ocupavam o campo ofensivo, enquanto o Grêmio recuou muito após ter saído na frente.

Aos 40, Vergara cobrou escanteio aberto, e Sierra testou por cima do gol. Logo depois, Pisano cortou Matheus Henrique e Caio Henrique e chutou colocado na trave direita de Vanderlei, que já estava vencido no lance. Logo em seguida, Cabrera alça bola na área, e Sierra ganhou no alto e cabeceia forte. O arqueiro gremista espalmou no reflexo.

SEGUNDO TEMPO

No intervalo, Renato Portaluppi trocou Maicon por Thaciano e o time ganhou mais intensidade. Com apenas 5 minutos, o Tricolor aumentou a vantagem. Cebolinha invadiu a área na ponta esquerda e tocou para trás. Matheus Henrique dominou e chutou colocado, no canto esquerdo de Chaux – 2 a 0.

O América tentou ensaiar uma reação. Aos 15, Rangel ajeitou de peito para Pisano, que chutou em cima de Vanderlei. Em novo ataque, aos 29, Rangel fez a parede e rolou para Vergara arrematar no meio do gol. Outra defesa do goleiro gremista.

Ao longo da etapa complementaer, Renato colocou Bruno Cortez na vaga de Matheus Henrique, deslocando Caio Henrique para o meio-campo. Nos minutos finais, Pedro Geromel sentiu a coxa e deu lugar a Paulo Miranda. Já nos acréscimos, Arias finalizou de fora e Vanderlei salvou mais uma vez. O Grêmio respondeu com Alisson, mas Chaux salvou o América. 

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
1ª RODADA
GRUPO B
AMÉRICA DE CALI 0 a 2 GRÊMIO

Data e horário: Terça-feira, 3 de março, 21h30
Local: Estádio Pascual Guerrero, em Cali (Colômbia)
Arbitragem: Guillermo Guerrero, com Byron Romero e Ricardo Baren (Equador)
Gols: Grêmio - Victor Ferraz (15/1ºT) e Matheus Henrique (5/2ºT)
Cartões Amarelos: Caio Henrique e Lucas Silva (Grêmio)

AMÉRICA DE CALI
Chaux; Arrieta (Juan Pérez), Segovia, Torres e Velasco; Carlos Sierra, Ureña, Pisano (Arias), Cabrera e Vergara; Rangel
Técnico: Alexandre Guimarães

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel (Paulo Miranda), David Braz e Caio Henrique; Lucas Silva, Matheus Henrique (Bruno Cortez), Maicon (Thaciano), Alisson e Everton; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi