Clima 29/07/2019 10h18 Atualizado às 12h05

O frio voltou? Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Região deve ter dias de chuva e frio intenso no fim de semana

A semana deve ser marcada pela volta do frio intenso. Após dias de muita chuva no Rio Grande do Sul, o período que inicia nesta segunda-feira, 29, ainda deve contar com aguaceiro na região. No entanto, a surpresa fica por conta das baixas temperaturas que chegam a partir de sexta-feira.

Nesta segunda, as temperaturas variam dos 9 aos 19 graus. A tarde trará chuva que segue durante a noite em quase todo o Vale do Rio Pardo. Nesse domingo não choveu e pontos do Estado chegaram a marcar temperaturas negativas, já que o tempo aberto favoreceu o resfriamento. A instabilidade retorna ao Estado nesta segunda e há possibilidade de pancadas fortes com raios e trovoadas, além de formação de granizo, nevoeiro e neblina. 

De acordo com a MetSul Metereologia, uma massa de ar polar ingressa no Rio Grande do Sul no fim da semana. O frio não deve ser tão intenso quanto o do começo de julho, que chegou a bater recordes, mas será forte e abrangente, atingindo até mesmo parte do Centro-Oeste e Sudeste do país.

Modelos meteorológicos chegam a apontar a possibilidade de neve no Sul entre sexta-feira e sábado. No entanto, a previsão ainda pode mudar, mais próximo do fim de semana. No entanto, o frio é garantido: as regiões mais altas devem contar com geada e temperaturas negativas durante a madrugada. 

Veja a previsão para os próximos dias*:

Terça-feira: mínima de 14 graus, máxima de 18 graus, chuva pela manhã
Quarta-feira: mínima de 8 graus, máxima de 23 graus, parcialmente nublado
Quinta-feira: mínima de 12 graus, máxima de 20 graus, chuva à tarde
Sexta-feira: mínima de 7 graus, máxima de 14 graus, chuva pela manhã
Sábado: mínima de 4 graus, máxima de 14 graus, tempo parcialmente nublado

*Dados obtidos no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) às 10h07 desta segunda-feira, 29.