As principais razões para arrumar as malas e realizar um intercâmbio

12/09/2018 09:44:21
Foto: Divulgação

Elemento chave para o sucesso profissional, o intercâmbio tem sido muito procurado por jovens e adultos brasileiros para enriquecer currículos acadêmicos e para o desenvolvimento e crescimento pessoal. De acordo com pesquisa apresentada pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), em dois anos, dobrou o número de intercambistas entre 18 e 21 anos – eram 40,2 mil em 2015 e, em 2017, foram 90,9 mil.

No entanto, quais seriam as principais razões que vêm fazendo cada vez mais gente arrumar as malas e realizar o intercâmbio?

A coordenadora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Internacional Uninter, Caroline Cordeiro, aponta vários benefícios da prática. “O intercâmbio é uma excelente oportunidade por vários motivos, o primeiro deles certamente é a experiência acadêmica. Cada universidade tem uma riqueza única em suas disciplinas e metodologia de ensino. Poder vivenciar isso é um ganho pedagógico acadêmico. Além da vantagem acadêmica, a experiência cultural também é única, poder viver a realidade cultural de outro país, em especial nos corredores de universidades, é muito singular e engrandecedor”, conta.

Sobre a questão profissional, a coordenadora destaca outros fatores que considera importantes. “Vale também considerar o ganho para o currículo. O mercado está cada dia mais competitivo e ter um intercâmbio destacará o currículo do aluno pelo conhecimento da língua e por demonstrar um perfil arrojado e flexível”, explica Caroline.

Na Uninter, por exemplo, todo aluno de graduação pode realizar o seu intercâmbio. São mais de 15 instituições parceiras nas quais o estudante pode viver essa experiência. Além disso, é possível concorrer ao Programa Ibero-Americanas Santander que contemplará mais de mil universitários com bolsa-auxílio no valor de três mil Euros.

Postado por
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações