Santa Cruz 08/08/2019 08h08 Atualizado às 09h59

Castramóvel deve ser entregue em 90 dias

Prefeito Telmo Kirst assinou ontem o contrato para aquisição do veículo

O prefeito Telmo Kirst assinou, nesta quarta-feira, 7, o contrato para aquisição de uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (Umees), o chamado Castramóvel. O veículo terá como finalidade o controle de natalidade da população de cães e gatos de rua e também pertencentes a famílias de baixa renda em Santa Cruz do Sul. A vencedora da licitação foi a empresa Rodogreen Implementos Rodoviários, do Paraná, que deverá entregar o veículo em até 90 dias.

A unidade, que estará vinculada à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), contará com sala de medicação pré-anestésica, salas de cirurgia, de pós-operatório, de assepsia e autoclavagem, e virá equipado com monitor multiparamétrico, aspirador cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória e balança veterinária. Serão necessários um veterinário e dois auxiliares para a realização das cirurgias. A Sesa fará a contratação dos profissionais que vão atuar no serviço.

A presidente do Legislativo e defensora dos animais, Bruna Molz, comemorou o investimento. “O tema é uma questão pública. Com o Castramóvel poderemos controlar a população animal. Agradeço muito o prefeito por apoiar essa causa”, declarou.

Saiba mais
O Castramóvel ajudará a reduzir o crescimento populacional de animais de rua, diminuindo assim a incidência de doenças zoonóticas, como leishmaniose, raiva, tungíase e sarna, explica. Os critérios para cadastro das famílias que terão acesso ao serviço e os bairros que serão beneficiados ainda serão definidos. Os recursos para aquisição do veículo foram obtidos via emenda parlamentar do então deputado federal, e agora senador, Luiz Carlos Heinze, no valor de R$ 149.800.

LEIA MAIS: Prefeitura lança licitação para compra do Castramóvel