Pé na Estrada 10/01/2020 10h09 Atualizado às 10h20

Uma dupla que voa alto no skate

Yndiara Asp e o Vinicius Kothe, ambos catarinenses de Florianópolis cujas famílias têm fortes ligações com nossa região

Olá, pessoal! Esta edição é dedicada a uma dupla identificada com Santa Cruz do Sul que está fazendo bonito nas pistas de skate. São eles a Yndiara Asp e o Vinicius Kothe, ambos catarinenses de Florianópolis cujas famílias têm fortes ligações com nossa região.

Yndiara Asp

Foto: Divulgação

Yndi Asp, ou Yndiara Losekann Asp, 21 anos, é neta do cabeleireiro Cezinha Barros, ex-colega aqui da Redação da Gazeta do Sul. Ela pratica o skate na modalide Park, com carreira internacional consolidada. Yndi tinha 7 anos quando ganhou um skate de presente de Natal, em festa da família em Santa Cruz. Aos 15 ingressou no esporte, e se impôs no ranking mundial. Em  junho de 2019 ela conseguiu um feito inédito para o skate brasileiro, no Vans Park Series 2019. Foi a primeira brasileira a vencer uma das etapas do Women’s Pro Tour, a competição feminina, em São Paulo, na pista pública Vans Skatepark. E em julho repetiu o feito vencendo a etapa de Montreal, no Canadá. Em 2020, tem tudo para voar ainda mais alto, e cada vez mais alto.

Vini Kothe

Foto: Divulgação

Já Vinicius “Vini” Kothe começou com 2 anos de idade no skate; acaba de fazer 15, e teve excelente 2019, confiante de que 2020 será ainda melhor. Ficou entre os dez melhores do Brasil entre os profissionais. Está correndo o STU, pré-olímpico, o mais importante no País. Vini ficou em nono no circuito Oi STU Park Masculino em ranking da Confederação Brasileira de Skate. Ele tem patrocínio da Drop Dread, mesmo time de Yndi Asp. Apesar da pouca idade, e de ainda ser amador, já está correndo com os profissionais. Aliás, Vini já tem dois programas no Off, o Prodígios, gravado há cerca de quatro anos, e o Skate para Menores, este disponível também no Now, da Net. São duas temporadas de 15 episódios cada, gravados no País e no exterior.

Acelerando
 E o kart brasileiro começa a se movimentar. A abertura da temporada ocorre com o Troféu Ayrton Senna, entre 20 e 25 de janeiro, no Kartódromo Speed Park, em Birigui, que no final de outubro e no início de novembro sediará o primeiro campeonato mundial CIK/FIA no Brasil. O Troféu Ayrton Senna terá como principal evento a disputa das corridas de kart para diversas categorias, como a OK Júnior e a OK, que disputarão o Mundial, e a Womens Series, exclusiva para mulheres.

Fraga no exterior
 Se o período da virada e início do novo ano é de calmaria, também é tempo de planejamento e definições. Muitos pilotos brasileiros inclusive miram o ambiente internacional. É o caso de Felipe Fraga, que se despediu da Stock Car, na qual registrou 18 vitórias, e aposta todas as suas fichas no exterior. Ele vai tentar quatro corridas no WEC, dentre elas as 24 Horas de Le Mans, pela Porsche Project 1, e as 24 Horas de Daytona, já nos dias 24 e 25 de janeiro, nos Estados Unidos, pela equipe Riley.

É isso por hoje. Um abraço  e bom verão para vocês!